Páginas

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Chineses, Coca-Cola e esperma

Ora há muito tempo que não vinha aqui desfiar o novelo de parvoíces habitual. Este foi um mês de pico de trabalho e amanhã vou tirar uns diazinhos para assentar ideias, descomprimir e preparar o inicio uma nova fase onde não vou ter tempo sequer para coçar o tomate (se houver voluntárias para o fazer, agradeço). Será o respirar fundo antes do mergulho para o desconhecido.

Nesta horinha de descompressão matinal antes de um dia longo não há como fazer o browse pelas notícias madrugadoras à procura de algo edificante que nos ajude a passar o dia com optimismo. Com o planeta à beira da crise financeira, com o país refém dos cartéis gasolineiros (e com as amibas dos portugueses a abrirem o buraquinho do cu, passarem vaselina e convidarem que os capitalistas os enrabem bem fundo com as mangueiras de gasolina, num misto de masoquismo BDSM com submissão ao capitalismo moribundo), com o Benfica a suicidar-se tacticamente à beira da liderança, resta-nos o progresso científico e as suas as revolucionárias investigações para nos dar esperança que o mundo de amanhã não é um buraco negro sem fundo nem futuro.

Ou não.

A comunidade científica (aquela que inventou a bomba atómica e gastou 6 biliões de dólares num círculo de 27 quilómetros que não funciona) presenteia-nos anualmente com os mais perfeitos exemplos de inutilidade da actividade da raça humana. Ao mesmo tempo que se celebra em magnânimos festejos a entrega dos prémios Nobel, são também entregues os Prémios IgNobel. premiando os feitos mais idiotas do progresso e investigação da humanidade.l

Fiquem com alguns dos exemplos do quão idiota pode ser o espírito humano, contrabalançando assim a ideia de que o intelecto serve para alguma coisa:

  • IgNobel da Biologia: Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert, e Michel Franc descobriram que as pulgas que vivem em cães saltam mais alto do que as que vivem em cães...
  • IgNobel da Química: Sheree Umpierre, Joseph Hill, e Deborah Anderson por descobrirem que a Coca-Cola é um espermicida eficaz e C.Y. Hong, C.C. Shieh, P. Wu, e B.N. Chiang por descobrirem que não é... (nem quero tentar imaginar que tipo de experiências fizeram os primeiros para chegarem à primeira conclusão, e muito menos os segundos para a indeferir. De notar que os segundos são chineses... Chineses, Coca-Cola e esperma... adiante...)

E finalmente o meu favorito:

  • IgNobel da Paz: A Comissão Federal Suiça de Ética para a Biotecnologia Não-Humana e os cidadãos da Suiça por adoptarem o princípio legal (!) de que as plantas têm dignidade!

Ora só este último prémio IgNobel dá para fazer um blogue com contornos ensaísticos, mas fiquem-se com esta: Da próxima vez que roerem uma cenoura... Não se esqueçam que ela era um vegetal digno...

Os restantes nomeados deste ano e dos anteriores, aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Ig_Nobel_Prize_winners#2008

Bem hajam

1 comentário:

  1. Caro amigo, já não tenho medo do José Cid como Deus o deitou ao mundo à minha porta... se bem que, para bom observador, deveria ainda ter os olhos fechados e genuinamente não ter cabelo... adiante, queria apenas dizer-te que de longe a minha favorita é o estudo que as pulgas saltam mais alto ou baixo depende da bicheza que os acomoda... fascinante!, como há tanta gente com trabalho interessante.
    Acho mesmo que desde a reportagem do veterinário que batia p*vias a porcos - manualmente, mas irrepreensível de bata branca - para meios de reprodução naturalmente protegida (de quê ou quem pergunto eu...)não encontrava ninguém cujo emprego me causasse tanto... tanto... asco. Sim, é o termo correcto. ASCO.

    ResponderEliminar

Estou-me nas tintas para a tua opinião...