Provavelmente vou chover no molhado, mas... Porra, está bem que toda a gente já esteja viciada num modo de escrita, que escrever depressa também dá azo a efectuar um ou outro erro ortográfico, mas, que mais não seja, que tenham o mínimo de esforço para melhorar.
Há erros básicos de português que são quase patologicamente repetidos e que amiudamente aparecem grafados aqui pelos blogues, foruns e perfis de sites de social networking, para já não falar em sessões de chat.
Das duas uma: ou a capacidade para perceber que muitas vezes basta mudar uma letrinha para que se escreva BOM português, e o habituar-se a mudar essa letrinha, está atrofiada por uma preguicite aguda ou simplesmente por uma estupidez galopante, ou então há uma espécie de conspiração gigantesca, para que se assassine em massa a única réstia de identidade portuguesa que ainda subsiste: a língua portuguesa. Isto porque em termos de genética, e com a taxa de natalidade mais baixa dos últimos 30 anos, estamos condenados ao ocaso lento e agonizante.
Para os filhos a solução é simples: fodam mais... abortem menos, não usem gabardine.
Para o português, mesmo que não andem a tirar cursos de línguas e literaturas modernas, pelo menos para os internautas, que se queiram dar ao trabalho, há no entanto um vislumbre de esperança. O Mozilla Firefox,http://www.mozilla.com/en-US/ versão portuguesa PT-PT (europa) tem incorporado um corrector ortográfico que corrige a maioria dos erros que aqui se cometem.
É tão simples, deixam de usar o Internet Explorer, instalam o Firefox e de cada vez que escreverem num fórum, num blog ou num qualquer outro site, se por exemplo escreverem "aki" o Firefox sublinha a palavra a vermelho e no menu de contexto (botão direito do rato) aparecem as várias sugestões de correcção. Plim, bom português!!!
É assim tãããão difíiiicil????
É claro que podem simplesmente ignorar as correcções (preguiça, estupidez) ou então desligar a opção do corrector automático (conspiração assassina).
E vocês, são estúpidos ou conspiradores?
Tu és um sonhador! Qual lingua portuguesa? Isso já não existe agora o que existe é uma mixórdia de idiomas que ninguém percebe e que de repente também passaram aer escritos... qualquer dia até ladramos, vais ver!!!
ResponderEliminarP.S. No entanto subscrevo o que dizes...
Considero-me um estúpido conspirador e também um conspirador estúpido. Algum problema?!?!
ResponderEliminarAh desculpa esqueci-me de responder: eu sou mesmo estupida!!!E ás vezes conspiradora, depende do tempo!
ResponderEliminarmenina Ilda, confesse, adora José Cid!!!!! tanto quanto eu gosto de si...
ResponderEliminar