Os novos sites de social networking são um must. A nova moda da adolescência borbulhenta é o ponto masturbatório de rapazinhos de 14 anos e fonte terror dos pais das raparigas a quem começam a crescer as mamas e a penugenzinha púbica e logo as exibem em galerias fotográficas para os masturbadores adolescentes (e não só). É também sítio onde muito boa gente adulta vai mandar os seus palpites existenciais. NO HI5, Netlog, Facebook, Orkut ou Myspace toda a gente se vende a si própria como o melhor produto do mundo. Com maior ou menor precisão há sempre uma pequena descrição do si próprio para, num acto de exibicionismo autofágico, tentarem dar-se a conhecer melhor.
Ora, na pasmaceira imaginativa da maior parte do pessoal que lá se descreve, se fizéssemos um levantamento estatístico dos utilizadores que colocam no seu o perfil que "não gostam de pessoas falas, hipócritas, cínicas" ou qualquer outro sinónimo que consigam encontrar para os adjectivos em causa, provavelmente verificaríamos que seriam na sua maioria mulheres.
Fazendo um pequeno exercício de lógica podemos deduzir que como a maior parte dos homens não coloca isso no perfil, é porque a maior parte dos homens gostam de pessoas cínicas, falsas, hipócritas e etc. Ou então que as mulheres que não colocam isso no perfil gostam desse tipo de pessoas. Ou então uma carga de outras deduções que seria possível fazer. Mas deixo este exercício para vós. Falemos de outra coisa:
Nunca cheguei a perceber porque é que alguém coloca uma coisa dessas no perfil.
Primeiro porque para mim, que, embora derrotado pelos factos indeléveis da estupidez humana, ainda sou um optimista, estar a colocar no meu perfil que não gosto de pessoas falsas é como dizer num perfil que gosto de respirar. Para mim é um facto adquirido que pessoas falsas não são boa companhia e deduzo que esse seja um facto adquirido para o resto das pessoas razoáveis. Não pergunto a uma pessoa razoável se ela gosta de respirar, não vou perguntar se ela gosta de pessoas hipócritas. Uma pessoa razoável não mo dirá também. Mas pelos vistos a malta aqui parece ter uma tendência patológica em insistir na publicação das suas preferências que deviam ser óbvias (deviam...). Quando alguém escreve:
"Que mais posso dizer? Ah detesto pessoas descompensadas, falsas, manipuladoras e que tem uma enorme dificuldade em ver os outros felizes. Se és uma dessas pessoas...ESQUECE!!! Este tipo de pessoas n me interessa ter na vida."
quer dizer exactamente o quê? Bom, nem a ela nem a ninguém (no princípio razoável da coisa)
Em segundo lugar, e pegando na mesma citação, quem faz ver claramente que "não gosta de pessoas hipócritas" estará realmente à espera de afasta as "pessoas hipócritas" Não é próprio de uma "pessoa hipócrita" fazer-se passar por quem não é?
Quando houver um perfil que admita claramente que quer conhecer alguém falso, hipócrita e manipulador, e esse alguém se chegue à frente a dizer "sim, sou um filho da puta falso como as cobras" aí sim, será uma verdadeira afirmação de personalidade. Posso não gostar delas, mas que valerão a pena conhecer, isso valerão.
Em última análise...
Com a verdade me enganas e como diz o Dr. House: "Everybody lies"
O facto de se colocar no perfil a dizer que não se gosta de pessoas falsas e hipócritas não faz menos falsa ou hipócrita quem o escreve. Mentir toda a gente mente e é estatisticamente impossível que, toda a gente que coloque isso no perfil, cumpra.
Um bom par de mamas é um dado de personalidade bem mais interessante do que saber que ela "não gosta de pessoas hipócritas"...
PAZ